Tradutor

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Penedo Durão

Paisagem e Miradouro Penedo Durão

Situado a cerca de 2km da vila de Freixo de Espada à Cinta, perto de Poiares, na região Norte de Portugal, o Miradouro de Penedo Durão situa-se na margem direita do rio Douro, num local abençoado pela natureza, de onde se tem um panorama maravilhoso.

Sobranceiro à barragem espanhola de Saucelle e à foz do rio Espanhol Huebra, este miradouro está equipado com um varandim e escadaria de acesso em pedra, daqui se avistando a espectacular paisagem do rio Douro que vai recortando as xistosas serras que o rodeiam, permitindo panoramas ímpares.

Do alto deste penhasco avista-se toda a força da natureza da região, coexistindo a toda a volta diversas espécies de fauna e flora que importam preservar e proteger. 


















Penedo Furado

Penedo Furado
As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha.

Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina que lentamente vai correndo pelo leito, através de uma passagem natural na rocha, mas também pelas infra-estruturas.
Além das muitas sombras, a Praia Fluvial do Penedo Furado dispõe de bons acessos, localizando-se a cerca de 10 minutos de Vila de Rei, através do acesso viário pela EN2 e variante à EN2, estacionamento fácil, bar, balneários, parque de merendas e parque infantil.
Este local é indicado para programas de família, pois a água tem pouca profundidade.
A praia é também bastante procurada por campistas.

O local permite a realização de diversas atividades desportivas, tais como pedestrianismo, escalada, rappel, slide ou canoagem, sendo um espaço polivalente de recreio e lazer.
A água desta praia é identificada como água balnear interior, classificada de acordo com os níveis de vários indicadores na água, no âmbito da monitorização efetuada durante cada época balnear, sendo a classificação da água nos últimos anos Boa e/ou Excelente.
A massa de água é a Ribeira do Codes, pertencente à Bacia Hidrográfica do Tejo, e o uso do solo na bacia de drenagem desta água balnear é quase inteiramente florestal, com pequenas zonas agrícolas.

Na zona mais elevada, existe um rochedo gigantesco com uma enorme abertura de feitio afunilado, que dá nome à praia, onde foi criado o Miradouro do Penedo Furado, inaugurado em 5 de Julho de 1964, de onde é possível admirar a magnífica paisagem de serras e montes revestidos de pinhais, a ribeira do Codes, a albufeira da Barragem do Castelo do Bode e algumas casas das povoações envolventes.
Do lado direito do miradouro, existe um nicho com a imagem de Nossa Senhora dos Caminhos, após a qual existe um trilho lateral que permite passar à zona mais baixa do penedo, e descer até à praia fluvial, passando pela denominada “Bicha Pintada”.
A “Bicha Pintada”, localizada na margem direita da Ribeira do Codes, abaixo do miradouro do Penedo Furado, é um fóssil que, segundo alguns estudiosos, se crê que tenha mais de 480 milhões de anos, inserido no topo de uma camada de quartzito cinzento-escuro, com 30 cm de espessura.

É formada por um sulco de espessura variável, com 5 cm de largura média e 1 cm de profundidade, de contorno rectangular e limites laterais regulares, meandriforme, sinuoso, com cerca de 8,1 m de extensão visível. Em simultâneo e na mesma camada, ocorrem galerias vermiformes irreconhecíveis.

Este tipo de estrutura é interpretada como tendo sulcos produzidos pela atividade de alimentação e deslocação de trilobites num fundo arenoso.
Devido essencialmente à sua forma sinuosa serpentiforme, foram criadas sucessivas de lendas, mitos e histórias do saber popular.

Próximo do Miradouro do Penedo Furado, existe o Miradouro das Fragas do Rabadão, onde existe uma via-sacra e um pequeno santuário, cujas estatuetas foram oferecidas por populares, de onde se pode apreciar a paisagem até à albufeira de Castelo de Bode e onde se inicia um trilho confluente com o trilho do miradouro anterior, com ligação à "Bicha Pintada".

Nas proximidades, nomeadamente nos Vales do Zêzere, Ribeira do Codes e Lousa, existem diversas Conheiras, ou seja, amontoados de seixos rolados, resultantes de escavações a céu aberto de exploração mineira de ouro aluvionar pelos Romanos, cujas dimensões podem atingir 200-500 m de extensão superficial e 10-20 m de profundidade.
No local existe também o Trilho das Bufareiras, percurso pedestre linear que culmina na Praia Fluvial do Penedo Furado e que conduz depois por caminhos antigos e plenos de mistério até à zona das Bufareiras, local de uma paisagem invulgar, fruto do maciço rochoso envolvente, por onde se descobrem várias quedas de água naturais, sendo um dos locais mais emblemáticos da região e importante atrativo turístico do concelho.
Assim, com diversas histórias associadas a toda esta área, o Penedo Furado é um dos locais mais místicos da região. Mitos, contos e lendas que o povo foi passando de geração em geração, fazem também parte da História do Penedo Furado e deixam a imaginação popular aliar-se a toda a beleza do espaço envolvente.