Vilarinho de Samardã foi uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Real, situada na margem direita do Rio Corgo e na vertente nascente da Serra do Alvão. Tinha 21,71 km² de área e 740 habitantes (2011). Foi extinta (agregada) pela reorganização administrativa de 2012/2013, sendo o seu território integrado na União das Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã.
Incluía no seu território os seguintes lugares: Benagouro, Covelo (aldeia partilhada com a freguesia de Telões, do vizinho concelho de Vila Pouca de Aguiar), Samardã e Vilarinho de Samardã (sede).
Aqui, de 1839 a 1841, residiu Camilo Castelo Branco com sua irmã Carolina Rita Botelho Castelo Branco.
Foi o berço de vários ilustres Transmontanos como o Professor Mário Augusto do Quinteiro Vilela, aqui nascido a 2 de Janeiro de 1934 e seu irmão Nelson Vilela, nascido em 1933.
As Inquirições de 1220 de Santa Maria de Adoufe citam a existência deste Vilarinho. Mais tarde teriam existido no território desta freguesia dois pequenos concelhos (termos) durante os séculos XIII e XIV: Antela (foral de 1255) e Codeçais (foral de Setembro de 1257).
Como paróquia, Vilarinho de Samardã é posterior ao século XIV. Em 1530 os três principais lugares desta antiga freguesia (Benagouro, Samardã e Vilarinho «d’Arufe») ainda são incluídos na freguesia de Adoufe, mas em 1721 (Relação de Vila Real e seu Termo) já Vilarinho de Samardã surge como freguesia autónoma.
Na sequência da reorganização administrativa ditada pela Lei n.º 22/2012,[21] o seu território foi anexado ao da vizinha freguesia de Adoufe, na prática reconstruindo aproximadamente o território daquela antiga freguesia, conforme ele seria pelo séc. XVI. No entanto, passando o conjunto a designar-se oficialmente União das Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, "Adoufe" e "Vilarinho da Samardã" foram de facto extintas enquanto designações oficiais de freguesia.
Adega Regional dos Passos Perdidoss Perdidos
Adega Regional dos Passos Perdidoss Perdidos
Restaurante portuguêsgional Dos assos Perdidos
Situado entre a Serra da Falperra e a Serra do Alvão, este espaço proporciona, a quem o visita, vários tipos de pratos da cozinha tradicional transmontana, acompanhados de bons vinhos.
Restaurante português
Contactos
- Casa da Coutada, Vilarinho de Samardã , Vilarinho de Samardã, Vila Real, Vila Real
- 259347322
- http://www.passosperdidos.com.pt/
- passos-perdidos@sapo.pt
- Características
- Tradicional portuguesa
- 150
- Domingo (jantar); Segunda-feira
- Aconselhável
- Multibanco Visa
- Estacionamento privativo
- Zonas para fumadores
- Recomendado a crianças
- Sim
- 15.00