Tradutor

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Vila Soeiro - Guarda

Vila Soeiro do Chão é uma freguesia do concelho de Fornos de Algodres, que apresenta como zonas limítrofes as freguesias de Juncais, Mesquitela e Vila Boa do Mondego.

No que diz respeito ao povoamento do território, da freguesia de Vila Soeiro do Chão, julga-se remontar ao século XII ou seguinte.

Segundo consta no "Cadastro da população do reino", em 1527, Vila Soeiro do Chão teria pertencido a Mesquitela, apresentando o nome de "Vila Soeyra do Chaom".

Como povoação, teve origem numa das aldeias do termo de Linhares e, apesar do nome alusivo a um povoador ou talvez a um fidalgo, não constava na Inquirições de D. Dinis, entre as povoações que andavam legitima ou ilegitimamente honradas por fidalgos.

Em 938, o Monsenhor Pinheiro Marques afirmava que Vila Soeiro era a povoação mais numerosa e rica da freguesia de Juncais, possuindo uma igreja muito superior à sede de freguesia.

A 28 de Outubro de 1948, a povoação de Vila Soeiro do Chão é desanexada de Juncais, tornando-se freguesia do termo de Fornos de Algodres.








































1 comentário:

  1. Confesso-me um perfeito ignorante sobre estes belos recantos lusitanos.
    Obrigado amigo António.

    ResponderEliminar