Tradutor

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Ponte da Panchorra (Rota do Românico)

Situa-se na aldeia da Panchorra, sede de freguesia com o mesmo nome, localizada no extremo sudoeste do Concelho de Resende em pleno planalto da serra do Montemuro, em altitudes próximas dos 1200 metros, tendo como particularidade o facto de ser a mais alta freguesia de Portugal.
De todas as pontes sobre o Rio Cabrum, esta é a mais arcaica e rústica, tem um duplo arco românico e fazia parte de um itinerário romano.
A Zona Envolvente à Ponte da Panchorra foi alvo de uma intervenção que teve como objectivo principal a criação de condições para a prática recreativa e de lazer, protegendo e valorizando os espaços patrimoniais naturais e construídos.
As obras de beneficiação foram inauguradas no dia 17 de Setembro de 2006, pelo Presidente do Município, António Borges.
Serviços
A área envolvente à Ponte da Panchorra dispõe de um bar de apoio, sanitários, parque de merendas, zona de estacionamento que permite também a sua utilização como miradouro.


Panchorra juntamente com Ovadas é uma freguesia portuguesa do concelho de Resende, com 13,25 km² de área e 132 habitantes (2011). Densidade: 10 hab/km². A sua altitude elevada (na sede de freguesia é 1088 m) torna-a uma das mais altas aldeias de Portugal.









Sem comentários:

Enviar um comentário