Tradutor

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fajão


Fajão é uma freguesia portuguesa do concelho de Pampilhosa da Serra, com 65,70 km² de área e 295 habitantes (2001). Densidade: 4,5 hab/km².
Foi vila e sede de concelho até 1855. Era constituído apenas pela freguesia da sede e tinha, em 1801, 713 habitantes. Após as reformas administrativas do início do liberalismo foram-lhe anexadas as freguesias de TeixeiraDornelasJaneiro de BaixoUnhais-o-Velho e Vidual de Cima. Tinha, em 1849, 3 359 habitantes.
Fajão, uma das dez freguesias do concelho de Pampilhosa da Serra, está situada numa espécie de concha rodeada de montanhas, tendo à esquerda os rochedos de Penalva e o cabeço da Mata, para a direita a Serra da Rocha, à rectaguarda a Serra da Amarela e em frente o Picoto de Cebola.
A sua situação à beira de uma estrada carreteira que liga a Beira Baixa com as outras Beiras, tornaram-na um centro de passagem obrigatória para os almocreves e outros visitantes que por ali tinham que passar.
Aldeia de grandes tradições, tem na sua essência o xisto com que são construídas a maior parte das suas habitações. Aldeia da rede "aldeias de xisto", encontra-se em franca recuperação arquitectónica de forma a promover o turismo regional.
Dista cerca de 20 Km da aldeia do Piodão, sendo que o alojamento nesta aldeia é de qualidade e a preços simbólicos em relação a esta. Fajão tem também como posse uma aldeia chamada deCastanheira da Serra cheia de grandes e também diversas tradições perto de ceiroquinho.




Sem comentários:

Enviar um comentário