Tradutor

terça-feira, 4 de março de 2014

Avanca - Concelho de Estarreja, distrito de Aveiro

Avanca, em documentos medievais ao longo dos séculos, XI, XII,XIII e XIV, aparece como "Abanca", "Auanca", e "Avaqua". Na sua forma actual, começou a usar-se no século XVII, mas apareceu escrita pela primeira vez no ano de 1046, numa carta de testamento «Avanca, tres villas que comparavimus». Existem igualmente teorias, que defendem, que antigamente terá aqui existido uma vila com o nome de Banca, há outros que defendem que Avanca é a corrupção de "avenca", planta medicinal.
Admite-se geralmente que tenha sido localizado aqui o antigo Convento de Santa Marinha, nas margens do rio Antuã, que em 992 foi doado ao bispo D. Gomado e ao Mosteiro de Crestuma. Em 1245, D. Sancho II, doa o Padroado de Avanca a D. Pedro, Bispo do Porto, e à sua Sé : - O documento é assim encabeçado : «Doação da Igreja de Santa Marinae de Avanqua» Em 25 de Outubro de 1257, D. Afonso III faz doação à Abadessa e ao Mosteiro de Avanca do «Couto de Antuã e Avanca» : - «Villas de Anthoana et de Avanca». E assim, durante séculos, a Abadessa de Arouca foi usufruindo esta doação até 1834.
Avanca é freguesia rica em agricultura, criação de gado e produção de leite - da qual resulta que a sua figura típica seja a leiteira. Aqui se concentram parte das suas potencialidades vizinhas, que convergem sobretudo para o fabrico de queijos e manteiga. Como edifícios antigos, além de interessantes igrejas, capelas e alminhas, menciona-se a Casa do Mato, de Quinhentos, e a Casa do Marinheiro, que é hoje uma Casa-Museu: o sonho que Egas Moniz, aí nascido, sempre acalentou e que se tornou realidade.










Sem comentários:

Enviar um comentário