Tradutor

sexta-feira, 28 de março de 2014

Casal Novo - Aldeias de Xisto

A aldeia desenvolve-se em torno de uma escadaria íngreme, que é também o arruamento principal, e que é ladeado de inúmeras casas. A escadaria conduz a dois importantes espaços: as eiras. Daqui se pode apreciar uma magnífica vista sobre vila da Lousã.
As casas encontram-se, de uma maneira geral, muito bem cuidadas, contribuindo para a harmonia visual do espaço.
O abandono do Casal Novo pelo seu último residente foi um episódio cheio de ironia: no dia em que deixava a sua terra de malas carregadas, cansado de lutar por conseguir estrada e luz para a aldeia, chegavam as camionetas para instalar a electricidade.
Pensa-se que a designação de “casal” tenha origem na época medieval. Em vários pontos do país surge o “casal”, um par de homem e mulher identificados com a casa onde moram, estendendo-se a designação à povoação que se vai desenvolvendo e crescendo.
O nome “Casal Novo” é muito frequente como anunciador da nova dinâmica de uma aldeia iniciada talvez por um casal que, fugindo da severa sociedade medieval se vem instalar na serra. Estima-se que o povoamento das aldeias se tenha iniciado no século XVI.
Espaços públicos: eiras e fonte.















Sem comentários:

Enviar um comentário